E-familyblog
SEARCH THIS BLOG |  SEARCH ALL BLOGS |  DENOUNCE THIS BLOG |  NEXT BLOG    |  Create a Blog |  E-familyblog  

Blog do lígia cordeiro  
última atualização : 02/03 20:49  

Lígia Cordeiro

Idade: 24 anos.

Casada a 4 anos com o meu grande amor!

Tenho um filhinho de 2 meses chamado João Pedro!

 



Temas

Últimas notícias
Gravidez - Semana a Semana
[02/03 20:49]

Apresentação!
[02/03 15:34]

Meu Milagre chegou!!! João Pedro!
[02/03 2:31]

[02/03 20:49]
Gravidez - Semana a Semana

A gravidez está dividida em três etapas. O primeiro, segundo e terceiro trimestres. O primeiro trimestre começa na semana 1 e acaba na 14, o segundo abrange as semanas 15 a 26, e o terceiro as semanas 27 a 40.

Semanas 1 e 2: Nesta altura ainda não está grávida. O seu corpo está-se a preparar para a ovulação. É nestes 14 dias que o óvulo é fertilizado pelo espermatozóide.


Semana 3: O ovo fertilizado desce das trompas de Falópio. O conjunto de células vai dividir-se em dois. As células interiores vão formar o bebé, as células exteriores formam a placenta. Nesta altura, o seu corpo ainda não sabe que está grávida. A implantação começa assim que o conjunto de células chega à parede do útero, o que por vezes pode levar a pequenas perdas de sangue. O conjunto de células passa agora a ser um embrião.

 Semana 4: Esta é uma semana de rápido desenvolvimento, e o seu corpo agora percebeu agora que está grávida. O saco amniótico começa a formar-se bem como o saco de Yoke ( que posteriormente formará o tubo digestivo do bebé). A placenta começa a formar-se onde se deu a implantação e sangue da sua corrente sanguínea passará para a placenta. Normalmente é ao dia 27 que começam os enjoos matinais.

Semana 5: Algumas células vão-se dividir em 3 camadas:

<!--[if !supportLists]-->

  • A endoderme : A camada de baixo – vai formar as glândulas, parte dos pulmões, língua, bexiga, tracto digestivo, amígdalas, e uretra.

<!--[endif]-->

  • A mesoderme: A camada do meio – vai formar os músculos, ossos, coração, parte dos pulmões, fígado, células sanguíneas, e os órgãos excretores e reprodutivos.
  • A ectoderme: A camada de cima – vai formar a pele, unhas, cabelo, olhos, nariz, boca, ânus, gengivas, glândula pituitária, glândulas mamárias e o sistema nervoso.

Outras células vão começar a formar o tubo neural. Os primeiros passos para a formação da cabeça do embrião e das células sanguíneas acontecem nesta semana.

Semana 6: É no inicio desta semana que o coração do bebé começa a bater. A artéria aorta começa a formar-se por volta do dia 40. A meio da semana serão muitos os órgãos que se começam a formar: olhos, braços, fígado, bexiga, estômago e intestinos, pulmões e pâncreas.


Semana 7: Esta é uma semana atarefada para o bebé em crescimento. Durante este semana o bebé aumentará de tamanho para o dobro. Os olhos estão a desenvolver-se e a língua também. As pernas e braços têm a forma de pás, e as mandíbulas são já visíveis.

 Semana 8: O cerebelo começa a formar-se esta semana. É a parte do cérebro responsável pelo movimento dos músculos. As mãos, os pés, os cotovelos e pulsos estão a formar-se. Os olhos desenvolvem-se mais – aparece agora pigmentação na retina. Os dentes estão-se a formar dentro das gengivas. O coração começa a formar as quatros cavidades.


Semana 9:  A cartilagem e ossos do bebé começam a formar-se. Durante esta semana os ovários vão-se desenvolver para formarem o órgão sexual, determinando o sexo do bebé. Os dedos começam a tomar forma. O bebé começa a ser mais activo.

Semana 10: O seu embrião já tem aspecto de um bebé, mas tudo em pequena escala. O lábio de cima está completamente formado. O desenvolvimento do coração agora é lento, uma vez que já passou a fase mais crítica. A meio desta semana os lóbulos das orelhas estão formados. Os dedos dos pés começam a formar-se. Assim que os ossos do palato se fundam, a língua começa desenvolver papilas gustativas.

 Semana 11: À medida que os enjoos matinais desaparecem, poderá sentir o seu apetite a aumentar. O corpo do seu bebé começa a endireitar-se. Nos meninos já se consegue distinguir o pénis e nas meninas a vagina começa a desenvolver-se. É nesta altura que o bebé começa a mostrar alguma individualidade, uma vez que a estrutura muscular varia de bebé para bebé.

Semana 12: As unhas do seu bebé vão-se desenvolver nas próximas três semanas. O cérebro está a ficar com a mesma estrutura que terá na altura do nascimento. No fim desta semana, a vesícula e o pâncreas estarão completamente desenvolvidos. O bebé agora, abre e fecha a boca.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]--><!--[endif]-->

Semana 13: As cordas vocais formam-se na laringe. Os intestinos vão mover-se do cordão umbilical para dentro do abdómen.

 Semana 14: Já deve ter reparado em algumas alterações na aureola ( a área que rodeia o seu mamilo); Pode estar a ficar maior e mais escura. O bater do coração do seu bebé pode ser ouvido utilizando um Doppler. Ele começa a praticar os movimentos para respirar, chuchar e engolir . Os movimentos de respiração levam liquido amniótico para dentro e para fora dos pulmões. As mãos do bebé começam a ficar funcionais.

Semana 15: O pescoço do bebé está agora definido, e cabeça está agora apoiada no pescoço e não nos ombros. O seu bebé pode agora virar a cabeça, abrir a boca, dar pontapés, juntar os lábios e virar os pés.


Semana 16: Esta semana as unhas dos dedos dos pés começam a crescer. Os músculos tornam-se mais fortes e a cabeça e o pescoço começam a ficar mais direitos. À medida que o útero se move para cima a sua barriga começa a notar-se mais.

 Semana 17: O seu bebé está a praticar mais reflexos esta semana - piscar os olhos, chuchar e engolir. Durante este mês o peso do seu bebé aumentará 6 vezes.
 

Semana 18: A meio desta semana os olhos e orelhas do bebé estarão nos lugares certos. As impressões digitais começam a formar-se no fim da semana.

A mielinização - processo de cobertura dos nervos com uma substância gorda chamada mielina que acelera a transmissão entre as células nervosas – começa esta semana. Por volta do segundo dia desta semana o bebé vai começar a produzir mecónio ( fezes) nos seus intestinos.

 Semana 19: Forma-se uma substância cremosa que protege o corpo do bebé. Protege o bebé e as suas glândulas em desenvolvimento e células sensoriais. Se o bebé é uma menina os óvulos estão desenvolvidos nos ovários, aliás as meninas nascem já com todos os óvulos nos seus ovários.
 

Semana 20: Grande parte do desenvolvimento mais importante já ocorreu. O perigo dos primeiros três meses já passou. O seu bebé acorda e dorme, tal como um recém-nascido. O cabelo e as sobrancelhas começam a formar-se.

Semana 21: O seu corpo substitui o liquido amniótico a cada três horas. Os movimentos dos braços e pernas do bebé aumentam á medida que os músculos e ossos ficam mais fortes. No fim da semana, um é possível ouvir o bater do coração do bebé com um estetoscópio.

Semana 22: Se o bebé é um menino, os testículos começam a mover-se da área pélvica para o escroto. O cabelo e as sobrancelhas são visíveis, brancos e curtos.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->

Semana 23: Os osso do ouvido médio começam a endurecer possibilitando a condução do som. O bebé começa a ganhar um peso considerável entre este e o próximo mês. O corpo do bebé começa a ficar mais proporcionado sendo que a cabeça continua maior que o resto do corpo.

<!--[if !supportLineBreakNewLine]--><!--[endif]-->

Semana 24: A pele do seu bebé está enrugada, mas vai ficar mais macia à medida que é depositada gordura. No fim desta semana o bater do coração do bebé é tão forte que por vezes é possível ouvi-lo encostando um ouvido à barriga.

Semana 25: A pele do bebé começa a tornar-se rosada à medida que os capilares se desenvolvem. As narinas começam agora a abrir. Os pulmões começam a desenvolver vasos sanguíneos, e as unhas já têm metade do tamanho normal.


Semana 26: Com as narinas agora abertas, a respiração muscular vai começar. No fim da semana os pulmões segregam uma substância que impede o tecido dos pulmões de se colar. Com a formação de vasos sanguíneos nos pulmões, eles vão agora desenvolver sacos de ar. A actividade cerebral para a audição e actividade visual começa nesta semana.
 

Semana 27: Os pontapés começam a ser mais fortes à medida que o seu bebé também se torna mais forte. Deve sentir por volta de 10 pontapés num período de duas horas. Os pulmões do bebé crescem rapidamente .


Semana 28: As pálpebras descolam-se e abrem e fecham. A tonicidade muscular está a melhorar, e os pulmões são capazes de respirar ar. Um bebé que nasça a partir desta semana tem uma grande probabilidade muito alta de sobreviver.


Semana 29: As pestanas já cresceram, e embora não consigam focar, os olhos do bebé já são sensíveis ao escuro e à luz. Nesta altura da gravidez os sentidos do ouvido, cheiro e gosto estão a desenvolver-se.

Semana 30: O bebé está agora a armazenar os nutrientes ingeridos por si.

Cálcio para o desenvolvimento do esqueleto, proteínas para o crescimento e ferro para as células sanguíneas. No fim desta semana o lanugo ( penugem que cobre o corpo do bebé ) já só se encontra apenas nos ombros e nas costas.

Semana 31: Ao mesmo tempo que o crescimento começa a ser mais lento, os órgãos internos ainda estão a amadurecer, por isso garanta que está a tomar ácido fólico, ferro e cálcio suficientes. Se o seu bebé nascesse esta semana ele seria capaz de respirar, ver, ouvir, aprender e lembrar-se.

Semana 32: A íris do bebé já reage à luz. Ele já tem os cinco sentidos, embora o cheiro ainda seja limitado uma vez que ele não respira ar dentro do útero.

Semana 33: O seu bebé poderá estar a chuchar nos dedos. Pode começar a ter alguma obstipação uma vez que o seu útero faz cada vez mais pressão nas suas entranhas.

Semana 34: A pigmentação dos olhos não está completa ainda, isto deixa que os olhos pareçam azuis independentemente da cor final. Nesta semana começa a desenvolver-se o sistema imunitário do bebé

Semana 35: Nos rapazes completa-se a descida dos testículos. O bebé poderá "dar a volta" e posicionar-se na sua pélvis de cabeça para baixo, mas nem todos os bebés fazem isto antes do nascimento.

Semana 36: O bebé está a engordar. Serão os depósitos de gordura que o vão ajudar a manter a temperatura corporal depois de nascer.

Semana 37: Cerca de 85% dos nascimentos ocorre num intervalo de 2 semanas ( antes ou depois ) da data prevista do parto, por isso esteja atenta aos sinais de parto. O bebé está a praticar a estar mais atento ao que o rodeia. É nesta altura que o bebé se vira na direcção de uma fonte de luz. O fim desta semana marca o fim do desenvolvimento, o crescimento agora começa a abrandar.

Semana 38: O mecónio está a acumular-se nos intestinos. O mecónio é uma massa verde de desperdícios e células da vesícula, fígado e pâncreas. Pouco depois do nascimento esta substância será expelida pelo bebé.

Semana 39: O bebé está a encaixar na sua pélvis, pode sentir-se trapalhona e com falta de equilíbrio. Isto porque o seu centro de gravidade mudou. Verifique se está preparado para a ida para o hospital.

Semana 40: Bem vinda à última semana, isto se o seu bebé ainda não nasceu. O seu corpo dará ao bebé anticorpos para protegê-lo de várias doenças. O bebé colocar-se-á na posição para nascer. Parabéns e as Boas Vindas ao seu bebé recém-nascido.


Trackbacks

TRACKBACK URL: http://www.e-familyblog.com/trackback/17666

Comentários

colocar um comentário
Nome:


EMail:


Título:


Comentários:

Código:




Álbum de Fotografias

Álbum do João Pedro!





Últimas Fotografias
A service of e-familyblog.com, powered by E-familynet